Mar Morto X Mar da Galiléia
Na Palestina existem dois mares. O Mar da Galiléia e o Mar Morto. O Mar da Galiléia é pequeno. O Mar Morto é grande. No Mar Morto não há vida. Não há peixes, não há vegetação, não há nada. Não há nada dentro do Mar Morto nem ao seu redor.
O Rio Jordão despeja diariamente milhares de litros de água no Mar Morto, mas o Mar Morto nunca enche e nenhuma água sai dele. O Rio Jordão termina nele, morre nele. O Mar Morto, além de não produzir nada, ainda recebe toda a água do Rio Jordão e não faz nada como ela, nem dá nada dela para ninguém.
O Mar Morto é um Mar egoísta, porque não dá nada para ninguém, não reparte nada com ninguém e não produz nada. Ele recebe, mas não dá nada.
Ele é um Mar de morte, por isso é chamado de Mar Morto.
O Mar da Galiléia é um mar alegre e cheio de vida. No Mar da Galiléia existem muitos peixes e de várias espécies.
Além dos peixes, existe no Mar da Galiléia toda a vida marinha que existe nos mares.
O Mar da Galiléia é fonte de vida e de alimento para muita gente, que nele buscam o seu alimento e a sua forma de vida. Além do alimento que produz, o Mar da Galiléia ainda molha as terras de sua proximidade e as torna produtivas e essas terras produzem alimento para a população.
O Rio Jordão atravessa o Mar da Galiléia entrando nele ao norte e saindo ao sul. Assim como o Mar da Galiléia recebe as águas do Rio Jordão, recebendo delas a vida, depois de se alimentar delas, passa-as adiante, deixa que elas vão em frente, levando a vida para outros lugares.
Por isso, o Mar da Galiléia é um Mar de vida. Ele não só recebe vida, mas ele produz vida. E depois de produzir vida, ainda deixa que a vida vá em frente para outros lugares. Ou seja, ele se doa para que aja vida além dele.
Assim também existem pessoas que são egoístas, que não produzem nada. São pessoas que só trazem , tristeza e morte. Elas matam as nossas alegrias, os nossos sonhos, os nossos anseios e as nossas esperanças. Essas pessoas são o Mar