estudo de caso
1 Dê o conceito Geografia e fale sobre sua história.
Geografia – a etimologia da palavra, “geo” – terra; “grapheim” – descrever, a Geografia limitou-se, de fato, durante séculos, a descrever a terra. Entretanto, a partir do Século XIX, assumiu um caráter científico. Não mais limitou-se à descrição, passou , também, a explicar fatos.
Parte da Geografia Geral, a Geografia Bíblica tem por objetivo o conhecimento das diferentes áreas da Terra relacionadas com as Sagradas Escrituras. Considerada em suas relações históricas e geográficas, as Escrituras se vêem em sua verdadeira perspectiva e adquirem um novo relevo que não somente mostra sua relação com a História Universal, mas também se reveste de novo significado, cor e fragrância, até os menores detalhes das Páginas Sagradas.
A Geografia Bíblica, definida por Mackee Adams como o “painel bíblico em que o Reino de Deus teve o seu início e onde experimentou seus triunfos”, é indispensável a todos os estudiosos da Bíblia.
2 Quais são os limites do Fértil Crescente.
Limita-se a E e NE pôr uma linha contínua de montanhas, formadas pelas cordilheiras de Zagros e Armênia, e no O pelo Mar Mediterrâneo. Em seu interior se encontra o deserto da Arábia, cuja beira limítrofe com a primeira recebe durante o inverno escassas chuvas, apenas para fazer brotar uma grama rala e que desaparece tão logo se aproxima o estio.
3 Quais são as cordilheiras do Fértil crescente.
As Cordilheiras de Ararate na Armênia constituem uma espécie de nó do qual se desprendem quatro ramais, a saber:
1 Cordilheira do Cáspio, que vai em direção ao mar do mesmo nome e depois estendendo-se pelo E ao S do aludido mar, forma o limite setentrional de média.
2 Cordilheira de Zagros – segue rumo à cuva oriental do Fértil Crescente para o Golfo Pérsico.
3 Cordilheira do Líbano – esprende-se do lado ocidental da cordilheira do Ararate. Consta de duas cadeias que correm de N a S separadas uma