Maquinas térmicas i
A atividade apresentada nos possibilitou a compreensão dos principais conceitos e classificações dos compressores e suas aplicações, através da analise e classificação.
Com isso também tivemos a oportunidade de conhecer melhor alguns equipamentos e suas aplicações, que vão de pequenas ferramentas portáteis a automatização de operações industriais.
ETAPA 3
Aula-tema: Sistemas e centrais a vapor.
Esta atividade, a ser realizada em grupo, é importante para que você entenda as instalações de potência a vapor, nas quais o fluido de trabalho é alternadamente vaporizado e condensado. São considerados arranjos práticos para instalações de potência a vapor que produzem uma potência líquida na saída a partir de uma entrada na forma de combustível fóssil, nuclear ou solar.
PASSOS
Passo 1
Analisar o Ciclo de Rankine e a eficiência térmica por meio do diagrama térmico.
Passo 2
Esboçar diagramas esquemáticos e os diagramas T-s associados para os ciclos de potência a vapor de Rankine: com reaquecimento e regenerativo.
Passo 3
Considerar um ciclo de potência a vapor regenerativo com um aquecedor de água de alimentação aberto. Vapor d'água entra na turbina a 8,0 MPa, 480 ºC, e se expande até 0,7 MPa, quando parte do vapor d'água é extraída e desviada para o aquecedor de água de alimentação aberto, operando a 0,7 MPa. O restante do vapor se expande através da turbina de segundo estágio até a pressão de 0,008 MPa do condensador. O líquido saturado sai do aquecedor de água de alimentação aberto a 0,7 MPa. A eficiência isentrópica de cada estágio de turbina é de 85% e cada bomba opera isentropicamente. Se a potência líquida produzida pelo ciclo é 100 MW, determinar: • A eficiência térmica; • A vazão mássica do vapor que entra no primeiro estágio de turbina, em kg/h.
[pic]
PASSO 1
CICLO RANKINE
O ciclo Rankine mostra a descrição