maquinas termicas
JEFERSON ALVES DOURADO-C55CFC-0
JHON CARLOS TOMÁS DE ARAÚJO SILVA-C53ABA-0
RAPHAEL GIORDAM DE JESUS SILVA-C552EH-0
MÁQUINAS TÉRMICAS
BRASILIA, 11 DE MAIO DE 2015
INTRODUÇÃO
As máquinas térmicas, são basicamente dispositivos capazes de converter energia térmica em energia mecânica. Elas são utilizadas principalmente como meios de transporte e nas indústrias. Posteriormente, elas serão explicadas de uma forma ampla, abordando desde sua história, até seu funcionamento.
MÁQUINAS TÉRMICAS
Em termodinâmica, máquinas térmicas são sistemas que realizam a conversão de calor ou energia térmica em trabalho mecânico. Isto se dá quando uma fonte de calor leva uma substância de trabalho de um estado de baixa temperatura para um estado de temperatura mais alta. A substância de trabalho (normalmente gás ou vapor em expansão térmica) transfere essa energia através de sua expansão no interior da máquina térmica acionando o sistema mecânico (pistão, rotor ou outro) e realizando trabalho. Durante essa expansão, a substância de trabalho perde calor para o meio.
No século passado, os cientistas estabeleceram de forma definitiva que o calor é uma forma de energia. No entanto, na Antiguidade já se sabia que o calor pode ser utilizado para produzir vapor e que este, por sua vez, poderia ser utilizado para realizar trabalho mecânico. Foi essa ideia que o inventor grego Heron teve no século I d.C. Heron construiu um dispositivo que era constituído por uma esfera de metal com dois furos, dos quais escapava ar quente (vapor) que era proveniente do aquecimento da água.
Na imagem acima podemos ver como funciona a máquina térmica onde o calor e a fonte principal de energia. Nesse esquema percebemos cada etapa ate a transformação da Temperatura em Movimento.
A relação entre movimento mecânico e calor e que automaticamente para haver movimento mecânico tem de ter o calor segundo a teoria estudada. No esquema acima percebemos