Maquinas termicas
1 – TERMODINÂMICA Iniciaremos o nosso estudo de máquinas térmicas apresentando de forma introdutória alguns conceitos da ciência denominada de termodinâmica, parte da física que estuda a transformação da energia em trabalho e vice-versa, assim como as condições necessárias para que estas transformações ocorram.
1.1 – Termologia
É a parte da física que estuda o calor, interpretando os fenômenos sob dois pontos de vista diferentes, que muitas vezes se completam, sendo eles: Ponto de vista macroscópico e microscópico.
O macroscópico visa os aspectos globais do sistema: volume que ocupa, temperatura e outras propriedades que podemos perceber através de nossos sentidos.
Sob o ponto de vista microscópico consideramos a energia das moléculas, suas velocidades, interações, etc. No entanto, os estudos feitos sob o ponto de vista microscópico devem ser compatíveis com os estudos feitos por meio de grandezas macroscópicas.
Como exemplo, podemos citar a noção de temperatura a partir da sensação de quente e frio fornecida pelos nossos sentidos (ponto de vista macroscópico) se aprofundando quando consideramos o movimento molecular e entendemos a temperatura a partir deste movimento (ponto de vista microscópico).
1.2 – Energia térmica e calor.
As moléculas que constituem a matéria estão em movimentação contínua, denominamos para este fenômeno o termo agitação térmica. A energia cinética associada a este movimento é chamada energia térmica, que pode variar ao ser submetida a uma fonte de maior ou menor temperatura.
A energia térmica pode se transferir de um corpo para outro, quando entre eles houver uma diferença de temperatura. A energia térmica em trânsito é denominada calor. Portanto a medida da quantidade de calor trocada entre dois corpos é uma medida de energia.
De acordo com o SI (sistema internacional de unidades) a unidade de energia é o Joule (J), no entanto utiliza-se como