maquinas termicas
FACULDADE DE ENGENHARIA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ENERGIA
Heryck Araujo Gomes
Roberto Augusto da Silva Filho
Matheus Henrique Soares Zanqueta
Experimento 02: Ensaio Dinamométrico
Dourados/MS
2013
1. DINAMÔMETRO
O Dinamômetro, criado por Isaac Newton, é constituído de uma mola helicoidal, tendo na sua extremidade superior um cursor que desliza sobre uma escala previamente graduada quando este é calibrado. Na outra extremidade da mola é aplicado a força cuja intensidade se quer medir. Internamente, a maioria dos dinamómetros é constituída por uma mola que se deforma à medida que se lhe aplica uma força. Habitualmente, a sua escala apresenta-se graduada em newtons (N), no entanto, poderão surgir alguns com a escala em quilograma-força (kgf), O dinamómetro funciona baseado na Lei de Hooke, ou seja, a deformação causada na mola pela aplicação de uma determinada força é proporcional à intensidade dessa força.
Quando a deformação (x) da mola é elástica, cessando a ação da força que produziu a deformação, a mola volta à posição inicial devido à ação da força elástica intrínseca à mola.
Existem diversos tipos de dinamômetros, de qualquer forma, aqui apenas destacamos os dinamômetros de mola que são usados para medir o peso de um corpo.
Conclui-se que um dinamômetro sempre indicará o valor da tração ou da força normal a que está submetido. Assim, temos:
- se a normal (ou a tração) tiver módulo igual ao peso do corpo utilizado na experiência, o dinamômetro estará indicando o valor do peso do objeto;
- se a normal (ou tração) tiver módulo diferente do peso do corpo, a indicação do dinamômetro representará o que se costuma chamar de peso aparente do objeto, ou seja, sua irreal sensação de peso naquele momento.
- nas balanças de farmácia, a escala de medição está graduada para medir massas. Valem os raciocínios dos dois itens anteriores, mas deve-se pensar que foi realizada uma