Maquinas Hidraulicas
O parafuso de potência ou parafuso de transmissão é um dispositivo utilizado em máquinas para transformar um movimento angular em movimento linear. São exemplos de aplicações dos parafusos de potência, o fuso do torno, a movimentação do mordente de uma morsa, o sistema de acionamento de um macaco ou prensa mecânica. Para este tipo de serviço, são utilizados os parafusos de roscas reforçadas, dentre os quais podemos citar os de rosca quadrada, de rosca dente de serra, rosca redonda e rosca trapezoidal. Podem ser acionados de forma manual, hidráulica, elétrica, mecânica, etc., dependendo de sua aplicação e do trabalho que vai desempenhar.
No movimento do mordente da morsa, o fuso tem o mesmo objetivo, mas com a função de movimentar a mandíbula móvel para prender pecas.
Aplicação de parafusos de potência em atuadores lineares
•Fixação (desmontável);
•Obturadores (tampar orifício);
•Ajustagem (eliminação de folga);
•Micrométricos (deslocamentos mínimos);
•Transmissão de força (Potência, movimento, acionamento). Os parafusos de potência utilizados em atuadores lineares operam com o mesmo principio dos macacos hidráulicos, porém motorizam a rotação da porca para transladar o parafuso ou motorizam a rotação do parafuso para transladar à porca.
Rosca Trapezoidal Empregado na movimentação de máquinas operatrizes (para transmissão de movimento suave e uniforme), fusos e prensas de estampar (balancins mecânicos).
Rosca Quadrada
A rosca quadrada provê máxima eficiência e rigidez e também elimina qualquer componente de força radial entre o parafuso e a porca.
Rosca Dente de Serra Usado quando a força de solicitação é muito grande em um só sentido (morsas, macacos, pinças para tornos e fresadoras).
Rosca Redonda Empregado em parafusos de grandes diâmetros e que devem suportar grandes esforços,