Metropol Parasol - Espanha
Metropol Parasol – Sevilha Espanha
Projeto de J. Mayer H. Architects
Sevilha, Espanha, 2004-2011
J. Mayer H. Architects
Metropol Parasol, escadarias de acesso à laje superior,
Sevilha. J. Mayer H. Architects, 2004
Histórico de Localização
Sevilha é a quarta maior cidade de Espanha com mais de um milhão de habitantes e quarta maior área metropolitana por número de habitantes. Embora o seu património monumental é o que atrai mais os visitantes, foi durante muito tempo um centro cultural de grande importância. Podemos observar nela as marcas deixadas pelos seus primeiros povoadores, os Tartéssicos, que além de possuírem uma cultura muito elevada era um povo pacífico e culto; a sua existência chegou até nós através das crónicas gregas e dos achados arqueológicos. Sevilha, com 700.000 habitantes a quarta maior cidade do país, escapou até mesmo à “explosão” de novos museus. Talvez por isso a nova praça seja alvo de tanta controvérsia.
ORIGEM
Metropol Parasol é uma construção de madeira na Praça La Encarnación, na zona antiga de Sevilha, Espanha. Foi desenhado pelo arquiteto alemão Jürgen Mayer-Hermann e a sua construção terminou em abril de 2011. Tem 150 por 70 metros e uma altura aproximada de 26 metros. O edifício é conhecido popularmente como Las Setas de la Encarnación ("Os cogumelos da Encarnación"). É a maior estrutura de madeira do mundo.
A remodelação da Plaza de La Encarnación traz à luz uma gigantesca estrutura de madeira, é popularmente conhecida como os Cogumelos (Setas de la Encarnación). O novo Plaza da Encarnación é considerado um marco, não só pela sua linguagem arquitetônica, ou porque a sua inauguração foi adiada várias vezes, mas também porque tira Sevilha da lista das cidades grandes espanholas sem um ícone arquitetônico contemporâneo no chamado casco histórico.
O Metropol Parasol está organizado em quatro pisos. O piso subterrâneo contém o Antiquário, onde há vestígios arqueológicos romanos e