Maquinas eletricas
Introdução
O Ensaio Não Destrutivo por Partículas Magnéticas (PM) ou magnetic particle testing (MPT) constitue-se em uma das modalidades de Ensaios Não Destrutivos, que decorre da produção de campos magnéticos homogêneos em forma de linhas de fluxo magnético em materiais ferromagnéticos.
Se uma barra magnética com polos Norte e Sul é quebrada em duas partes, duas outras barras magnéticas deverão estar formadas, cada uma tendo o seu Norte e Sul formados e este processo se repetirá a cada quebra da barra.
Se uma barra sofre uma fratura, sem ser totalmente quebrada, polos Norte e Sul se formarão nas faces opostas do local da fratura ou da Trinca, como se estivesse rompido completamente (figura 1).
figura 1
A intensidade do campo magnético, nestes polos, deverão ser diferentes, daquele ocorrido, quando a barra se rompe completamente. A intensidade do campo magnético está diretamente relacionada com as dimensões físicas da trinca(profundidade, largura e comprimento), características do material e a intensidade do campo aplicado.
O campo, no ar, formado acima das trincas ou em outro tipo de descontinuidade, de uma peça magnetizada é chamada de campo de fuga.
A figura 2, abaixo, mostra o vazamento das linhas de fluxo magnético, da forma em que elas deixam o material, de um lado da trinca, fluindo pelo ar e entrando no material, pelo outro lado da trinca. O fluxo entre dois pontos de diferentes polaridades, formam um campo magnético sobre a trinca.
figura 2
O fluxo magnético sempre procura o caminho de menor resistencia. O ar na trinca tem alta relutancia para a passagem de fluxos magnéticos.Quando em uma peça de aço, uma trinca é bem fechada, na formação do campo de fuga, o fluxo magnético deverá atrair finas partículas, de material ferromagnético com alta permeabilidade e baixa retentividade, pois, apresenta menor resistencia para formar o campo magnético no ar, conforme figura