MAQUIAVEL E A FORMAÇÃO DO ESTADO MODERNO
CURSO: DIREITO
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À CIÊNCIA POLÍTICA
PROFESSORA:
ALUNOS:
MAQUIAVEL E A FORMAÇÃO DO ESTADO MODERNO
TERESINA, PIAUÍ
OUTUBRO/2014
QUESTIONÁRIO
01 – Entreviste pelo menos 05 pessoas, indagando o que entendem por maquiavelismo e peça que exemplifiquem esse tipo de comportamento. De posse das entrevistas, organize o material em função do tipo de resposta obtida, distinguindo as que se referem a comportamentos de políticos e as que dizem respeito a comportamentos do universo das relações privadas.
Conforme os resultados obtidos nas entrevistas, podemos observar que apesar das diferentes respostas, a maioria dos entrevistados não sabem definir o que é maquiavelismo, sempre se refere ao termo maquiavélico no sentido mais comum do termo, é o que veremos a seguir: “Maquiavelismo, eu não sei, mas maquiavélico, é uma pessoa muito enrolada, cheio de controvérsias.”
Vieira Santos, 41 anos, cobrador. “ Maquiavélico é uma pessoa que manipula, uma pessoa psicopata, tem o gênio ruim, que quer ver sempre o mal dos outros. ”
Letícia Leal, 24 anos, auxiliar de escritório.
“ Maquiavélico é uma pessoa que planeja tudo antes de faz, uma pessoa fria e calculista, o pior tipo de pessoa que existe. Por exemplo, o Aécio é maquiavélico porque deu uma surra na esposa dele ”
Michelle Sousa, 25 anos, auxiliar de cobrança.
“ Maquiavélico é uma pessoa doida, uma pessoa que perdeu o juízo, já não sabe mais distinguir nada, é fora de si. ”
Laiza Santos, 26 anos, vendedora.
“ Maquiavelismo vem de maquiavélico, é uma pessoa que é profissional em planejar as coisas, ela faz de tudo pra dar certo pro lado dele, quer sempre a melhor, não dá a mínima pra ninguém, passa por cima dos outros, desde que seus objetivos sejam realizados. ”
Ricardo Moura, 22 anos, estudante.
Grande parte dos entrevistados sempre relacionam maquiavelismo ao termo maquiavélico, uma pessoa ruim, sempre planejando algo de mau, para alcançar seus