Mapeamento geologico
O ponto de partida na busca do petróleo é a exploração ou prospecção, que realiza estudos preliminares. A moderna exploração do petróleo utiliza um conjunto grande de investigações na descoberta dessas áreas onde as condições básicas podem existir. Os vários estágios da pesquisa petrolífera é orientada pelo conhecimento em duas ciências: Geologia que estuda a origem, a constituição e os diversos fenômenos que atuam na modificação da terra em bilhões de anos e a Geofísica que estuda os fenômenos físicos do planeta .
Desse modo a geologia da superfície terrestre analisa as características da rochas da superfície da terra,podendo assim ajudar a prever o seu comportamento a grandes profundidades.
Já os métodos geofísicos tentam através de sofisticados equipamentos fazer uma espécie de “RAIO X” do subsolo, que traz dados valiosos e permitem selecionar uma área que reúna condições favoráveis a existência de um campo petroleiro.
Perfuração
É segunda fase na busca do petróleo. Essa segunda fase acontece em locais previamente determinadas pelas pesquisas geológica e geofísica. Para tanto perfura se um poço.
O poço pioneiro – mediante o uso de uma mesma sonda (ou torre de perfuração) equipamento utilizado na perfuração de poços. Esse trabalho e executado por meio de uma torre que sustenta a coluna de perfuração, que é formada por vários tubos. Na ponta do primeiro tubo encontra se a broca que tritura a rocha e abre caminho nas camadas subterrâneas de petróleo, outros poços serão perfurados para então se avaliar a extensão da jazida. É essa avaliação que vai determinar se é economicamente viável, ou não produzir o petróleo descoberto. Caso seja positivo o resultado, o numero de poços perfurados formam um campo de