Ergonomia na construção civil
Disciplina: Ergonomia.
Assunto: ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO.
Estudo baseado em colaboradores (Pedreiros), no momento da concretagem e acabamento de uma cisterna, com aproximadamente 10m³ de concreto, para armazenamento e posterior tratamento de água oriunda de esgoto de casas próximas a praia, localizada em Barra de Guaratiba – RJ.
Leonardo Caldas Ferreira
Turma: 15
Dezembro 2011
1.1 Dados do nosso colaborador:
* Sexo: Masculino * Idade: 45 anos * Função: Pedreiro * Tempo na empresa: 03 anos * Tempo na função: 25 anos
2 Ambiente de Trabalho 2.1 Riscos físicos: Temperatura excessiva (calor) e trânsito de pessoas por se tratar de obra em uma praia, ou seja, e necessário muito cuidado com o trânsito de materiais e equipamentos. 2.2 Riscos químicos: manipulação de produtos químicos (micro-sílica e concreto usinado).
3 Posto de Trabalho
Concretagem de uma cisterna, com a finalidade de armazenamento de água, oriunda de esgoto das casas localizadas próximas a praia. Esse volume de água será bombeamento para tratamento. Temos nessa concretagem, aproximadamente 10m³ de concreto.
4 Apreciação e Diagnose Ergonômica
Figura 1
Figura 2
Figura 3
Figura 4
No momento da concretagem do canal, tivemos que usar aproximadamente 10m³ de concreto (piso + paredes).
A figura 1, representa o momento em que o nosso pedreiro está acertando o topo das paredes após a concretagem. O nosso empregado exerce posturas prejudiciais provocando flexão constante do tronco e das pernas.
A figura 2, representa o momento da concretagem no interior do canal. A forma como se segura a mangueira possui uma grande possibilidade de um acidente, já que no momento em que o concreto é bombeado, a mangueira é constantemente vibrada com a pressão.
5 Apreciação e Diagnose Ergonômica
O movimento da colher de pedreiro para acabamento,