MAPEAMENTO DA ADEQUAÇÃO DE USO DO SOLO NO MUNICÍPIO DE COXIXOLA
4666 palavras
19 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PROGRAMA REGIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE – PRODEMA
MAPEAMENTO DA ADEQUAÇÃO DE USO DO SOLO NO MUNICÍPIO DE COXIXOLA/PB POR MEIO DA APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO E ANÁLISE DE MULTICRITÉRIOS
1 - INTRODUÇÃO
A Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (United Nations, 2001) conceituou a desertificação como o “processo de degradação das terras das regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas, resultante de diferentes fatores, entre eles as variações climáticas e as atividades humanas”. Além da pobreza, estão ligadas a essa conceituação as degradações do solo, da fauna, da flora e dos recursos hídricos.
Desta forma, torna-se imperativo avaliar o desenvolvimento local e apontar aspectos falhos no planejamento e gestão da área e dos recursos voltados a ela e oferecidos por ela. Diferentes formas de exploração dos bens disponíveis devem ser observadas as em função de sua capacidade de suporte de exploração, buscando nas atividades desenvolvidas pelas comunidades locais experiências favoráveis ao processo de preservação da qualidade do ambiente e da vida humana.
Uma das ferramentas utilizadas para fazer o levantamento e reconhecimento da cobertura dos solos é o sensoriamento remoto. A grande vantagem do uso de sensoriamento remoto orbital é que essas informações são obtidas periodicamente, de modo que, constantemente, é possível fazer uma adequação dos resultados obtidos em datas anteriores. Outra vantagem diz respeito à visão ampla da área de estudo e à maior facilidade de se fazer o levantamento e acompanhamento do uso do solo em áreas de difícil acesso (MOREIRA, 2003). Ele pode nos ajudar a entender o estado atual e a tendência de desenvolvimento desse processo, além de fornecer dados para pesquisa sobre mecanismos internos, processos atuais e diferenças espaciais e temporais da degradação do solo.
Para uma gestão