Mapas; projeções e escalas
Jéssica Cristina Alves – 1ºEM B – Nº19
GEOGRAFIA
MAPAS: PROJEÇÕES E ESCALAS
PROF. BELLÃO
2014/2º BIMESTRE
Sumário
Mapas: projeções e escalas ...............................................................................
O que é mapas? 1 O que é projeções? 1 Tipos de projeções 1
O que é escalas? 5
Aplicação de escalas ....................................................................................5
Grandes e pequenas escalas........................................................................6 Conclusão 7
O Que é mapa?
Os mapas mais antigos existentes foram elaborados pelos babilônios por volta de 2300 a.C.
O mapa representa uma área geográfica ou parte da superfície terrestre, podendo ser desenhada ou impressa em uma superfície plana. Contem símbolos que representam diferentes elementos naturais, artificiais ou culturais da área delimitada no mapa.
Entre os mapas temáticos ( que são representações de informações sob uma perspectiva geográfica, transformando o Espaço-Território em elemento de análise espacial de dados, apresentando informações extremamente especializadas) temos as cartas de navegação marítima (cobre a superfície dos oceanos e outras grandes massas de águas) e as cartas de navegação aérea (ontêm a situação dos radiofaróis, dos corredores aéreos e das áreas cobertas pelos campos de transmissão das estações de rádio).
Qualquer ponto no mapa pode ser definido com precisão pelos graus, minutos, segundos, latitudes e longitudes. O mapa é orienta por uma rosa-do-vento que indica a direção do pólo magnético. O que é projeções?
Projeções são os diversos métodos para se obter coordenadas em um plano, de um determinado ponto da superfície terrestre ou de uma esfera. Nessa conversão (latuitude/longitude x/y) ocorrem distorções, qualquer projeção tem uma distorção e às vezes algumas características precisam ser