Desenho técnico
Projeções Cartográficas
Cilíndricas e Cônicas
Índice
História da Cartografia
A Cartografia é a ciência que trata da representação da terra ou parte dela através de mapas, cartas e outros tipos de projeções cartográficas
Podemos dizer que a cartografia surgiu por volta do ano 2.500 a.C, quando foi confeccionado pelos Sumérios o que é considerado o primeiro mapa da história: uma placa de barro cozido com inscrições em caracteres cuneiformes (escrita suméria) onde foi representado o lado setentorial da região mesopotâmica.
Primeiro mapa da História
Os egípcios e chineses também dominaram a técnica da cartografia há muito tempo. Estima-se que os chineses usam a representação gráfica de regiões desde o século IV a.C. Os mapas não eram usados somente para orientação, mas também para fins bélicos e para demarcar regiões garantindo, assim, que os impostos fossem pagos
Os primeiros mapas eram imprecisos e rudimentares, hoje, após várias evoluções tecnológicas, a cartografia é precisa e conta com recursos, como fotos aéreas, radares, imagens de satélites, GPS entre outros.
Projeções Cartográficas
A representação mais precisa da superfície da Terra é o globo. A projeção por meio de mapas, sempre acarretará distorções, cada uma se adaptando a determinadas finalidades. Mas nenhuma resolve o problema de representação da curvatura da Terra em uma superfície plana.
Os sistemas de projeções cartográficas foram desenvolvidos para dar uma solução ao problema da transferência de uma imagem da superfície curva da esfera terrestre para um plano da carta, o que sempre vai acarretar deformações.
Para ser feita então, a representação emprega um sistema de projeções cartográficas baseadas em relações matemáticas e geométricas, permitindo assim uma representação plana da superfície da Terra. O uso destes artifícios geométrico das projeções consegue reduzir as deformações, mas nunca eliminá-las.
Projeções Cilíndricas
Esta representação é