Questões do Filme A ONDA
QUESTÕES COM RELAÇÃO AO FILME: A ONDA
1. Conecte a frase abaixo, do autor do texto Reacionários e Renovadores, com o filme apresentado: “Se há crise do “espírito”, como hoje se diz, se os valores humanos, na sua perpétua transformação, conquistam novas formas e velhas ilusões se vão desfazendo em troca de valores realistas e ásperos - é que as escolas estão a falhar na sua finalidade espiritual... e urge reformá-la.”
Resposta: Quando se é professor é preciso ter um discernimento sobre os fatos e não se deixar levar, apenas citar não vivenciar algo em suas aulas quando abordar um tema que pode ser crítico, caso contrário pode-se perder o controle da situação e influenciar seus alunos, tanto para o bem como para o mal.
2. Um dos fins da ação educacional é “criar consciência da realidade”, em que momento a educação formal e informal se confundem no filme gerando uma nova consciência de realidade para os alunos? Aborde a importância da presença e condução do educador também levando em conta o pensamento de Anísio Teixeira que diz: “se eu quiser ensinar a uma criança a ser boa, não há meio de fazê-la praticar bondade e ter as satisfações que o exercício de bondade pode trazer...”
Resposta: Na minha concepção a educação formal e informal se confunde na criação do movimento “A ONDA”, afinal, muitos jovens sentiam-se acolhidos e com um ideal neste movimento, motivo o qual poderíamos nos perguntar, será que se deixaram influenciar por não ter uma base boa em sua casa? Vivência com sua família de modo não tivessem esse “vazio” que a onda veio suprir, liderados pelo professor despojado que se deixou levar pelos próprios princípios? É preciso ter cautela sobre a bondade, afinal, no filme, o professor quis apenas mostrar aos seus alunos o que era autocracia, ou seja, teve a boa vontade de montar uma aula na qual eles pudessem saber e vivenciar, mas infelizmente não mediu as consequências e por fim, essa