Mapa de Risco
Bioma Brasileiro- Floresta Amazônica.
Professora Cristiane
Alunos: Ângelo, Cassia, Daiane, Eliane, José, Marcus, Rodrigo
Introdução
O Bioma Amazônia é um conjunto de ecossistemas interligados pela Floresta Amazônica e pela Bacia Hidrográfica do Rio Amazonas, a mais densa de todo o planeta. A Floresta Amazônica está situada na região norte da América do Sul, a floresta amazônica possui aproximadamente 60% de seu território no Brasil (estados do Amazonas, Amapa, Rondônia, Acre, Pará e Roraima), e 40% nos demais países vizinhos (Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa). Em função de sua biodiversidade e importância, foi apelidada de o "pulmão do mundo". Com uma área de aproximadamente 5,5 milhões de km², a Floresta Amazônica é a principal cobertura vegetal do Brasil, ocupando 45% do nosso território. É chamada de Floresta latifoliada equatorial.
Característica da floresta Amazônica:
Floresta tropical fechada, formada em boa parte por árvores de grande porte, situando-se próximas umas das outras (floresta fechada). Caracteriza-se por ser heterogênea, havendo um elevado quantitativo de espécies, com cerca de 2500 tipos de árvores e mais de 30 mil tipos de plantas. O solo desta floresta não é muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes. Esta é formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Este rico húmus é matéria essencial para as milhares de espécies de plantas e árvores que se desenvolvem nesta região.
Outra característica importante da floresta amazônica é o perfeito equilíbrio do ecossistema. Tudo que ela produz é aproveitado de forma eficiente. A grande quantidade de chuvas na região também colabora para o seu perfeito desenvolvimento.
As árvores crescem muito juntas uma das outras, as espécies de vegetação rasteira estão presentes em pouca quantidade na floresta. Isto ocorre, pois com a chegada de poucos raios solares ao solo, este tipo de