MAPA DE RISCO
Por mais que o mundo corporativo esteja enfrentando mudanças absurdas em relação a adoção de novas tecnologias, formas de interagir com o mercado e profundas alterações na cultura empresarial, devido aos novos perfis profissionais, ainda falta muito no que evoluir quando o assunto é comandar uma área ou projeto.
Certamente, você já pensou e vivenciou isso, mas não colocou no papel o quanto as empresas (ou a sua empresa) ainda não entenderam a diferença entre o líder e o chefe. Vamos resolver isso agora:
O Líder: estar na liderança de um campeonato, por exemplo, significa ter obtido o melhor desempenho durante um período, usando as capacidades próprias e as “ferramentas” e estratégias corretas. É uma posição, sobretudo, conquistada, mérito próprio.
O líder do campeonato estimula os outros participantes do torneio a estudarem seus passos e movimentos, em busca de traçar um plano que consiga superar a posição de destaque na tabela. Acima de tudo, o líder é um exemplo.
Colocando essa mentalidade dentro do ambiente corporativo, o líder é quem, verdadeiramente, pode liderar algo, pois sabe como organizar a estratégia para seu time, participando ativamente de todos os processos, mas com maturidade suficiente para dar autonomia a pessoas da equipe, estimulando o espírito de liderança. Um bom líder forma novos lideres.
O líder é o cara que compartilha seus conhecimentos, que ajuda e se deixa ajudar, que sabe guiar, mas que também busca por um caminho alternativo junto ao time, pois entende a necessidade constante de aprender e ensinar. O mundo é permanentemente mutável, todos já deveriam saber disso.
O líder inspira, acerta e erra com a mesma humildade, usando a sua tão desejada posição de destaque não para oprimir, mas para incentivar, pois conta com “poder” para arriscar, assumir responsabilidades. É o cara que colabora, compartilha e comunica de forma eficiente.
O Chefe: esse é o conceito antigo e arcaico das empresas que