Mao de obra indigienista na amazonia colonial - um paradoxo

1627 palavras 7 páginas
MÃO-DE-OBRA INDÍGENISTA NA AMAZÔNIA COLÔNIAL: UM PARADOXO
João Pereira de Macêdo Neto

A Amazônia Portuguesa1 sempre se constituiu em uma preocupação para a Metrópole portuguesa, ainda mais quando se fala na ocupação efetiva da região. Com a escassa população branca, devido às dificuldades em deslocar colonos para a Amazônia ao encontro de obstáculos e perigos pelo caminho como o fenômeno da pororoca descendo os médios e altos cursos dos rios, os ataques de animais e das populações indígenas.
Através desse pequeno esboço cabe-nos aqui mencionar um dos papeis importantes do processo de colonização da Amazônia, a força de trabalho. É esse papel que daremos mais ênfase, fazendo algumas análises e reflexões de como a mão-de-obra indígena2 contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento econômico e social de uma região desconhecida e tão vasta geograficamente, mas pouco rentável em recursos? E quais as desvantagens em relação a esse processo?

Mão-de-obra indigenista e africana: duas vertentes
Organizar a mão-de-obra foi uma das mais difíceis tarefas para a Coroa portuguesa, até porque, não havia um controle administrativo correto sobre índios e africanos, devido os conflitos com os moradores e as constantes fugas para aldeias e quilombos.
Em meados do século XVII, o aumento de escravos africanos deu-se aos incentivos do governo através da criação da Companhia Geral do Grão-Pará e Maranhão3 entre 1755 - 1778, devido à redução da mão-de-obra indígena. Esse incentivo da Cia. Geral se caracterizou pelo estabelecimento de núcleos coloniais associados ao cultivo de cana-de-açúcar, que não deu muito certo por se tratar de uma região de várzea (em especial no Vale Amazônico e no Pará) com condições climáticas amenas em certos períodos do ano.
A Companhia Geral, no entanto, preocupada com o insucesso da produção de cana-de-açúcar optou pela produção de cacau, atividade extrativista empregada à mão-de-obra local, que estava em crescimento desde o funcionamento

Relacionados