Manuteção com segurança
1. Nunca executar trabalho de manutenção com equipamento em funcionamento.
2. Sempre desligar a fonte principal da máquina, retirar a chave e tomar posse da mesma. Colocar a
“placa de manutenção” no painel. Atenção: Em máquina pneumática, fechar o registro principal e eliminar o ar acumulado e em máquina hidraúlica, eliminar a pressão do sistema.
3. Quando o trabalho for em equipe, deve-se determinar um líder para que o mesmo tenha a posse da chave do equipamento, realize os procedimentos do ítem 2 e somente deverá religar o equipamento após certificar-se da execução do trabalho com a equipe.
4. Ponte-rolante, empilhadeira e máquina de solda: operação restrita a pessoas habilitadas, ou treinadas. Estagiários ou novatos nunca devem operar os mesmos, até que recebam treinamento à parte. 5. Os mantenedores sempre devem usar os EPI’s indicados pelo SESMT corretamente e adequadamente de acordo com o tipo de trabalho.
6. Não retirar peça de máquina boa para testar em máquina em manutenção ou vice-versa. Caso de extrema necessidade, somente com aprovação da chefia, supervisão ou gerência.
7. Ao testar um equipamento, afastar os colaboradores da área de risco. O líder confirma com cada um dos envolvidos.
8. A operação da máquina deverá ser sempre executada pelo operador. Nas atividades nos fins-desemana e feriados negociar com o setor a vinda do operador da máquina.
9. Atividades em locais altos são obrigatórios o uso de cinto de segurança e capacete, e estar sempre acompanhado. Sempre isolar a área embaixo.
10. Antes de modificar, provisoriamente ou definitivamente o equipamento, o mantenedor deverá informar, obrigatoriamente, ao chefe e ao supervisor da manutenção, ao responsável técnico e ao
SESMT, e executar somente após a aprovação.
11. Ao recuperar, reformar ou introduzir um equipamento, o mantenedor deverá obrigatoriamente testar a segurança antes de usá-lo ou liberar para a área usuária.
12. Em