Manutenção preventiva escolar
Roberto Luiz da Silva
Profº. Orientador: Ms. Mauro Elias GebranPolo BH
Curso MBA Gestão de Instituições Educacionais
RESUMO
Este trabalho pretende demonstrar como reduzir os gastos com a manutenção predial e do mobiliário escolar, devido à má utilização, através de campanhas educativas junto à comunidade escolar. A instituição atende aos segmentos de Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Observa-se que os alunos menores são mais cuidadosos ao lidar e manter o espaço físico preservado aos demais segmentos, o desleixo, o descuido, e o descaso ao mobiliário escolar resulta em um número expressivo de cadeiras quebradas, pichadas e rabiscadas, elevando a demanda pela manutenção do mobiliário escolar.
Os professores procuram através de trabalhos em grupos ou conversas individuais aos alunos responsáveis pelos estragos, de conscientizá-los da necessidade e da importância de manter o mobiliário escolar em bom estado de conservação. Mas o trabalho de conscientização deverá ser constante para que possa chegar a um denominador comum que é a conscientização igual à preservação e como resultado a redução dos gastos.
Palavras-chave: Redução de gastos; manutenção predial; manutenção do mobiliário escolar; má utilização.
Introdução
As informações apresentadas neste artigo basearam-se em visualizações diárias no ambiente escolar. É notório que, devido à má utilização de banheiros, vestiários e do mobiliário escolar, a conta de manutenção extrapola o limite pré-determinado no orçamento da escola. Por esse motivo faz-se necessário uma reordenação constante do orçamento financeiro e uma adequação desses instrumentos para com o público utilitário.
A pesquisa intervencionista permite a realização de ações corretivas e preventivas com o intuito de reduzir os gastos ocorridos com depredação, pichação e a má utilização dos instrumentos mencionados.
Após a verificação do elevado número de carteiras,