Manutenção Preditiva de Transformadores
Diversas aplicações de tecnologias inovadoras e confiáveis para um mundo sustentável dependem da continuidade e da qualidade no fornecimento de energia elétrica, as quais estão intimamente vinculadas à confiabilidade dos transformadores de potência. Os desligamentos, por falhas ou defeitos, destes equipamentos, que são de alto custo, de grande porte (dimensões e pesos) e estratégicos, provocam interrupções e transtornos prejudiciais ao sistema elétrico de potência.
Nesse sentido, este artigo aborda algumas técnicas preditivas aplicadas na área de manutenção preventiva de transformadores de potência, e também aspectos referentes às paradas técnicas destes, programadas e não programadas. Há algumas décadas, as manutenções preventivas realizadas em transformadores de potência eram periódicas, sempre com longos desligamentos que, apesar de programados, causavam grandes desconfortos aos consumidores. Tais desligamentos tinham por objetivo, dentre outros, a realização de ensaios necessários à avaliação do estado dos transformadores, enfocando o seu sistema isolante e os seus acessórios, sempre com o intuito de se evitar ou prever falhas elétricas.
Com o passar dos anos, os consumidores têm clamado cada vez mais por qualidade e confiabilidade no fornecimento energia elétrica. Com isso, o agente regulador do setor elétrico brasileiro, tem exigido das concessionárias melhorias nos índices que medem a continuidade e qualidade no fornecimento de energia.
Assim, para atender a essa exigência, as empresas do setor elétrico têm sido compelidas a investir em engenharia de manutenção e em técnicas preditivas, que será abordado no contexto do trabalho.
Introdução: Técnicas preditivas
A manutenção preditiva baseia-se no conjunto de medidas e de ações técnicas que objetivam a preservação e o bom desempenho de equipamentos e de suas instalações. As concessionárias de energia elétrica praticam essas