Manutenção em cabeamentos em espaço confinado.
UNIVERSIDADE ENSINO SUPERIOR UNICARIOCA
TÉCNOLOGO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
MÁTERIA PREVENÇÃO E PROTEÇÃO DE RISCOS ELÉTRICOS 2012/1
TURMA 321
MANUTENÇÃO EM CABEAMENTOS EM ESPAÇO CONFINADO.
ALEXANDRE BOMFIM matrícula nº: 2010200039
ORIENTADOR(A): Prof. SARA CAMACHO
JUNHO 2012
AÇÃO DE CONTROLE DE RISCO ELÉTRICO.
Com base na norma NR 10, foram sinalizados os pontos principais a serem atendidos para a segurança do trabalhador:
a) Manter atualizados os diagramas elétricos das instalações.
b) Manter atualizados e de fácil acesso, os diagramas elétricos de força, comando e os intertravamentos elétricos entre todos os quadros e equipamentos da instalação (quadro de distribuição, quadros para bombas de recalque, quadros para bombas de piscina e incêndio, QGBTs e etc.).
c) Manter em bom estado os equipamentos e instalações elétricas (Garantia de segurança para os trabalhadores).
d) Contratação de empresa especializada para fazer manutenção periódica (em situação normal, podemos considerar uma freqüência anual) nos principais pontos das instalações elétricas, especificamente nos quadros elétricos, subestações, transformadores, sistema de equipotencialização (aterramento) e nas instalações de SPDA (para raio). Assim garantimos a operação e manutenção segura para os trabalhadores e usuários dos riscos característicos da eletricidade. Na contratação destes serviços, deve ser verificada a comprovação da habilitação profissional do Técnico ou Engenheiro bem como sua regularidade junto ao CREA e a comprovação de sua experiência profissional, ou seja, se este profissional ou empresa esta apta para execução dos serviços.
e) Manter um prontuário (caderno para anotações) exclusivo para instalações elétricas (obrigatório somente para instalações acima de 75 KW). Neste prontuário, dois itens relevantes são os documentos das