Scm implantado em distribuidora de combustíveis
ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO
REF: SCM IMPLANTADO EM DISTRIBUIDORA DE COMBUSTÍVEIS
JEFERSON LUIS SOARES
INTRODUÇÃO
Problemas existentes:
O papel da logística no negócio aumentou tanto em escopo quanto em importância estratégica. A integração dos fluxos de materiais, produção e distribuição apresentavam dificuldade de gerenciamento, como também de gerenciar a organização como um todo.
As atividades logísticas precisavam estar integradas em suas diversas fases, iniciando-se no momento da aquisição, passando pela movimentação e finalizando no seu armazenamento.
Os principais fatores das atividades da logística são os fornecedores, clientes e usuários finais, os quais exerciam influência direta nas funções de estoque, serviço ao cliente, armazenagem, localização e transporte.
Solução implantada:
O SCM deverá integrar as informações de todos os fornecedores, além daquelas relacionadas à verificação de processos internos como fabricação e despacho. A partir dessa integração, são gerados dois fluxos principais: de materiais e financeiro.
O fluxo de materiais ocorre quando há uma “configuração do produto” conforme os requisitos do consumidor, ou seja, saem dos fornecedores os componentes, as embalagens, etc., agregando valor à proporção que passam pelos participantes dos canais de distribuição, até chegar ao consumidor final.
O fluxo financeiro inicia-se com a aquisição de componentes pelo fornecedor, para a fabricação do produto, e vai até a aquisição do produto pelo consumidor, passando pelos canais de distribuição necessários.
Benefícios:
O SCM oferece grandes perspectivas de ganhos para a distribuidora que o utilizar, na medida em que exista não somente um aumento de escala nos volumes transacionados entre os participantes, como também a