Manutenção eletroeletronica
Atualmente as máquinas utilizadas na indústria, como por exemplo um CNC -Comando numérico computadorizado, são combinações de engenharia mecânica com circuitos elétricos e eletrônicos. Elas sofrem manutenção interdisciplinares de três equipes e/ou por técnicos eletromecânicos.
.
Conceitos básicos
Tensão (diferença de potencial): é a energia que alimenta os sistemas ou máquinas, medida em volt (V). Pode ser contínua (Vcc) ou alternada (Vca).
Corrente elétrica: é o movimento ordenado dos elétrons submetidos a uma d.d.p, medida em àmpere (A). De acordo com a tensão, temos corrente continua (CC) ou corrente alternada (CA).
Resistência elétrica: oposição a corrente elétrica que todo material oferece, medida em ohm (Ω). Quanto maior a resistência menor a corrente.
Aparelhos elétricos e medidas
Nem sempre é possível desenergizar por completo um equipamento. Porém esse é um procedimento de segurança e deve ser realizado para qualquer tipo de manutenção, além de outros tipos de bloqueios mecânicos a fim de evitar movimentos indesejados da máquina ou equipamento.
Para realizar os testes em equipamentos faz-se necessário realizar a medição para detectar as falhas eletroeletrônicas prováveis. Para cada grandeza existe um equipamento próprio para medi-la: a) Voltímetro: Instrumento utilizado para medir a tensão em volts dos equipamentos. Pode ser analógico e digital e sua medição é feita em paralelo ao circuito. [pic] [pic] b) Amperímetro: Instrumento utilizado para medir a corrente em amperes que passa por um condutor. Da mesma forma que o voltímetro também pode ser analógico ou digital e sua medição é feita em série ao circuito, a menos que seje um alicate amperímetro. Este por sua vez, faz a leitura da corrente através da intensidade do campo