Manutenção de Reservatórios
Nos reservatórios água potável, é comum a acumulação de uma camada de lodo nas superfícies internas, que pode proteger algumas bactérias da ação bactericida do cloro ( quando a água é clorada), permitindo o crescimento de outros organismos causadores de enfermidades de origem hídrica. Esta camada também pode ser responsável por causar sabores e odores desagradáveis a água.
Todos os reservatórios de agua potável devem estar providos de tampas que possam impedir a entrada de pequenos animais que possam contaminar a agua armazenada. Pelos mesmos motivos, toda e qualquer abertura deve ser devidamente vedada.
Antes de começar o trabalho de limpeza e desinfecção, é correto inspecionar as condições do reservatório para verificar seu estado, visando não comprometer a qualidade do serviço. Fissuras trincas e defeitos no revestimento interno devem ser restaurados, pois constituem importantes riscos de contaminação.
A frequência das lavagens deve ser anual, ou antes, conforme as analises bacteriológicas indicarem contaminação.
Procedimentos:
1. Inspecionar antecipadamente o reservatório. Verificar as condições da tampa, ocorrência de aberturas e o estado de conservação das válvulas. Programar a manutenção se necessário. Verificar a necessidade do uso de bombas, para esvaziar completamente o reservatório quando a válvula do dreno assim não permitir. Em reservatórios imediatamente a jusante do tratamento que se utiliza a cal na correção de ph, é comum o acumulo de camada de areia, que devera ser removida durante a tarefa. Não se esquecer das condições de iluminação para execução dos serviços, tamanho das escadas ou necessidade de andaimes, pontos de energia elétrica, pontos de tomada de água limpa para lavagem. Pedir ajuda de uma comissão de Segurança no Trabalho no planejamento definindo as necessidades de cinto de segurança, óculos de segurança, insufladores de ar, máscaras contra