Manutenção da biodiversidade
O que é biodiversidade? Diversidade da natureza, dos seres vivos.
A extinção existe desde antes do aparecimento do homem, porém se intensificou com a ação antrópica. Estima-se que 2 a 200 espécies sejam extintas a cada dia, e que a taxa de extinção tenha aumentado de mil a 10 mil vezes devido à ação do homem. Sabe qual a pior parte? A maior parte dela nem conhecemos. Estima-se que 89,9% das espécies já existentes estão extintas.
Pombo-passageiro: Antigamente, existiam bilhões de aves em bando. Ao longo do tempo, essa quantidade reduziu para alguns milhares. A extinção total foi em 1914, quando o último pombo-passageiro morreu, no zoológico de Cincinnati. A causa? Ação do homem, por meio da caça para fins materiais e alimentícios.
Tipos de extinção
* Local: Quando a espécie não é mais encontrada onde costumava viver.
* Ecológica: Quando possui um número pequeno demais de representantes para perpetuar a espécie e realizar as atividades biológicas precisas.
* Biológica: Extinção total do planeta.
Espécies em perigo: Possuem poucos sobreviventes, e provavelmente será extinta em breve.
Espécie ameaçada (espécie vulnerável): Mesmo tendo abundância de representantes, vem diminuindo sua existência cada vez mais, podendo se tornar uma espécie em perigo em um futuro próximo.
Algumas espécies são mais vulneráveis à extinção, "As primeiras espécies animais a desaparecerem são as grandes, lentas, saborosas e aquelas com partes valiosas, como presas e pele" - Edward O. Wilson.
Para catalogar as extinções, os biólogos enfrentam alguns dilemas, tais como:
*É um processo tão longo que torna difícil documentá-lo.
*Foram identificados de 1,4 a 1,8 milhão de espécies, de um total estimado entre 5 e 100 milhões de espécies pelo mundo.
*Sabe-se pouco sobre a maioria dessas espécies identificadas.
Porém, não temos como ter certeza de quantas espécies são extintas por ano. Os biólogos usam algumas abordagens eficientes, como estudar a taxa