Fajã dos padres
Fajã dos Padres
Geografia A
Alano Gonçalves
Conteúdo
Introdução 3
A Fajã 4
Unidade de Turismo 4
O Restaurante 4
As Casas 4
A casa do Marinheiro 5
A casa do Barco 5
As casas do José Soldado 6
O Bungalow 6
A Praia 7
A Agricultura 7
Conclusão 8
Introdução Este trabalho foi-nos proposto no âmbito da disciplina de Geografia A, pelo professor Alano Gonçalves, representando um elemento de avaliação, que tinha como tema, o estudo de uma unidade de turismo rural da região. Após deliberar, e tendo em conta as distancias, custos de acessibilidade, e disponibilidade, achamos que a Fajã dos padres seria o melhor.
A Fajã
A Fajã dos Padres tem a forma de uma pequena língua de terra sob uma falésia de aproximadamente 250 m de altura, situada na costa sul da ilha da Madeira. Constituindo este rochedo uma enorme barreira a norte, a fajã abre-se para sul, permitindo o acesso fácil ao mar através de uma praia estreita de calhau que forma uma pequena baía ao centro, o acesso é feito de elevador ou barco, e em caso de urgência, de helicóptero.
Unidade de Turismo
As condições naturais da propriedade em termos de localização e clima, de herança histórica, ou de agricultura, tornaram como opção a criação de uma pequena unidade de turismo quase natural.
Atualmente, a Fajã dos Padres conta com um simpático restaurante, e com quatro pequenas casas recuperadas.
O Restaurante
O restaurante da Fajã dos Padres completa a visita à Fajã, ajudando a torna-la numa experiencia única, tem capacidade para 120 pessoas, tendo duas áreas semicobertas, com uma vista soberba sobe a praia.
O restaurante serve uma seleção de pratos com origens na cozinha regional Madeirense, de onde se destacam os pratos de atum, e outros peixes frescos, e ainda sobremesas e acompanhamentos convencionados com produtos produzidos na propriedade.
Para além da produção de