Manuten o corretiva
Em outros casos, um sistema de manutenção deficiente pode exigir reparos, como resultado da manutenção preventiva insuficiente e, em algumas situações, os gestores podem optar por concentrar os esforços apenas na manutençãocorretiva, em vez de preventiva ou preditiva, como parte de uma estratégia anteriormente fundamentada no plano de manutenção.
A manutenção corretiva é realizada em intervalos imprevisíveis, porque o tempo de um componente falhar não é conhecido, a priori. O objetivo da manutençãocorretiva é restaurar o sistema para um funcionamento satisfatório dentro do menor tempo possível. Dessa forma, é normalmente realizada em três etapas. A primeira delas é o diagnóstico do problema.
O técnico de manutenção deve levar algum tempo para localizar as partes do sistema que falharam ou não operaram satisfatoriamente, avaliando a causa da pane do sistema. Depois disso, o responsável pela manutenção passa para a fase de reparação e/ou substituição do componente defeituoso.
Uma vez que o motivo da falha do sistema foi determinado, devem ser tomadas medidas para resolver o problema, geralmente, substituindo ou reparando os componentes que originaram a falha. Logo em seguida, é realizada a verificação da ação de reparação. Quando os componentes em questão passam pelo processo de reparo ou substituição, o técnico de manutenção deve verificar se o sistema é novamente operado com sucesso.
A manutenção corretiva é dividida em corretiva planejada e não-planejada. Em algumas plantas indústrias, ambos os tipos de manutenção corretiva são denominados manutenção corretiva previsível emanutenção