Manuseamento
Part A: Introdução O manuseamento manual de cargas(MHL) inclui levantar, agarrar, colocar no chão, puchar, tirar, carregar e movimentar uma carga.
É uma das principais causas de doenças músculo-esqueléticas. (LME)
Estas são lesões de estruturas orgânicas, como músculos, articulações, tendões, ligamentos, nervos, ou do sistema circulatório, que são causadas ou agravadas, principalmente, pelo desempenho do trabalho e com os efeitos imediatos do ambiente onde o trabalho é realizado.
MHL deve ser evitado, tanto quanto possível, mas às vezes no local de trabalho é impossível evitá-lo completamente.
E é da responsabilidade da administração a minimização dos riscos.
Mais informações sobre a movimentação manual de cargas está disponível na ficha da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho .
Existem vários fatores de risco que tornam as tarefas de movimentação manual perigosas e portanto, aumentam o risco de lesões.
Os fatores de risco para as lesões músculo-esqueléticas são: a duração do
Manuseamento manual de cargas, a postura do corpo, a força exercida durante o manuseamento manual e a frequência de movimentos.
Os fatores de risco que estão relacionados com os diferentes aspectos da movimentação manual são: o peso e as características específicas das cargas;a tarefa e organização do trabalho; a organização dos locais e equipamentos; o ambiente de trabalho; a capacidade individual, habilidades e nível de formação
Esta lista inclui questões relacionadas com os todos os aspectos da manipulação manual e oferece exemplos de medidas preventivas que podem ajudar a melhorar o tratamento e, portanto, reduzir os riscos. As medidas preventivas a seguir são os princípios gerais de prevenção em
Directiva do Conselho em matéria de saúde e segurança no trabalho (89/391/CEE) como usar uma lista de verificação.
– Uma lista de verificação pode ajudar a identificar riscos e a