Manufatura enxuta
Nesta unidade você pôde compreender os principais conceitos relativos à Mentalidade Enxuta e suas ferramentas e entender quais as principais características deste sistema e as diferenças em relação aos sistemas tradicionais de manufatura.
Este exercício tem por objetivo a fixação desses conceitos. Use o material de leitura como ajuda para responder as perguntas abaixo:
1) Explique sua visão quando você pensa na Manufatura Enxuta como uma filosofia, uma estratégia ou como um conjunto de ferramentas. Número máximo de linhas: 20.
R: Trata-se de uma filosofia difundida e idealizada no pós-segunda guerra, mais precisamente no Japão que na ocasião estava arrasado devido às batalhas que envolveram este país na segunda guerra mundial. Com a necessidade de um rápido crescimento industrial para que voltasse a ser competitivo no cenário mundial o Japão passou por diversas mudanças na área da indústria em busca deste objetivo. O grande destaque neste período e que ainda hoje é o exemplo mais citado nas literaturas foi à idealização do modelo de produção enxuta implantado na Toyota pelo engenheiro Taiichi Ohno e outros colaboradores. Este modelo visa principalmente à redução de desperdícios com um processo de produção mais flexível que ainda engloba a redução de estoques em todo o processo, além de redução de quebras e falhas, layouts enxutos, identificação das atividades que agregam valor ao produto. Esta filosofia não se aplica apenas a produção em si e deve ser adotado por toda a cadeia produtiva. Algumas filosofias que compõe o sistema de manufatura enxuta são: Kanban, Kaizen, Just in Time, 5S e Seis Sigma.
2) Explique as diferenças-chaves entre a abordagem tradicional de manufatura e a abordagem enxuta. Número máximo de linhas: 20.
R: O sistema de manufatura enxuta de certo modo é um melhoramento do sistema tradicional de produção que tem suas origens datadas do inicio dos anos 1900 e que na ocasião fora