Manual
Secretaria Municipal da Saúde Setor de Vigilância Sanitária
Apresentação
Este manual visa despertar a população para conceitos, orientações e comportamentos que virão contribuir para a prevenção de agravos e riscos à saúde. O objetivo é que essas informações ajudem a formar consumidores responsáveis e conscientes, capazes de identificar riscos e adotar medidas preventivas no seu dia-a-dia. E que, além disso, possam contribuir para o bem-estar comum, adotando uma postura vigilante, acompanhando, fiscalizando e exigindo o constante aperfeiçoamento do comércio de alimentos em nosso município.
EQUIPE DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Rosemeri Aquilla e Josélia R. P. Bernardi Nutricionista Fiscal Sanitária CRN-2: 5755 Matrícula Nº01554
VIGILÂNCIA SANITÁRIA ORIENTA SOBRE CONSUMO DE ALIMENTOS VENCIDOS
.. O QUE É VIGILÂNCIA SANITÁRIA?
Vigilância sanitária é definida como um conjunto de ações que visam eliminar, dimi¬nuir ou prevenir riscos à saúde decorrentes do meio ambiente, da produção, da circulação de bens e da prestação de serviços.
.. O PAPEL DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA
A vigilância sanitária promove o controle sanitário dos alimentos, estabelecendo as regras a serem cumpridas, avaliando as condições higiênicas e tecnológicas da cadeia de produção e monitorando a qualidade dos alimentos disponíveis no mercado, por meio de análises laboratoriais.. Para isso, a vigilância sanitária investe na conscientização do consumidor, tornando-o cada vez mais exigente quanto à segurança dos produtos que chegam à sua mesa.
Para garantir a qualidade e a segurança de uma extensa lista de produtos e serviços oferecidos à população, a vigilância sanitária desenvolve diversas atividades que abrangem todos os segmentos do mercado direta ou indiretamente relacionados à saúde. São os setores de alimentos, medicamentos,