Manual f&b
SELF-SERVICE
Trata-se de uma modalidade de exploração do serviço de refeições que, embora relativamente recente, se encontra já generalizada, praticamente em todo o mundo. São inigualáveis as vantagens oferecidas pelos restaurantes deste tipo, sobretudo às pessoas que não disponham de muito tempo para as suas refeições, e que pretendam pratos leves e a preços acessíveis.
O êxito dos "self-service" assenta, fundamentalmente, nas seguintes características:
Rapidez do serviço, modalidade de preços quando comparados com os Restaurantes tradicionais.
Possibilidade de escolha pelos clientes, dos pratos confeccionados e à vista.
Garantia de frescura dos géneros utilizados na preparação dos pratos, dada a sua elevada rotação.
Período de funcionamento, geralmente mais dilatado do que no caso dos Restaurantes tradicionais.
Neste tipo de estabelecimento, as instalações e o equipamento desempenham um papel extraordinariamente importante, constituindo, juntamente com a conveniente localização, nos grandes centros populacionais, centros hospitalares, escolas, nos centros comerciais, universidades, instalações fabris, e em unidades hoteleiras de classificação superior.
As condições essenciais para o êxito comercial do empreendimento são:
A disposição e o arranjo dos locais deverão ser criteriosamente estudados, de forma a garantir a sua fácil utilização pelos clientes, e, em especial, a necessária fluência dos circuitos destinados à clientela.
Assim, desde a entrada, os clientes deverão ser orientados, por uma natural imposição dos circuitos (linha contínua ou não), para junto aos balcões de exposição dos pratos à venda, circulando ao longo deste enquanto recolhem, na bandeja de que se muniram previamente, os pratos e bebidas por que optaram.
No termo deste circuito encontra-se, normalmente, a caixa, que procederá à cobrança dos alimentos recolhidos na bandeja.
Nalguns casos este posto é, apenas,