Manual Procedimentos Operacionais Do Cliente Contabilidade
O presente documento, denominado “Manual de procedimentos
Operacionais” tem por finalidade orientar o cliente na correta preparação da movimentação para os setores de contabilidade, conscientizá-lo dos prazos, das novas obrigações impostas pelo fisco e as adequações do mercado para o atendimento destas exigências.
Recife, Setembro de 2011.
Rua da Aurora, nº. 295 - Conj. 102, Edfº. São Cristóvão, Boa Vista, Recife/PE – CEP 50.050-000
Fones: (81) 3974.2770 – Fax: (81) 3974.2750 - E-mail: emc@emcconsultoria.com.br
Site: www.emcconsultoria.com
Introdução
Devido às diversas mudanças na legislação tributária e societária, o fisco está cada dia mais próximo das operações que estão sendo realizadas nas empresas. O avanço da tecnologia tem proporcionado o desenvolvimento de ferramentas e controles sofisticados, sendo um verdadeiro big brother fiscal. Cabe ao contribuinte encarar esta nova realidade e se preparar para não pagar mais caro ou ser penalizado por falta de diligência em suas obrigações legais.
As mudanças na legislação societária advindas da Lei 11.638/07 deram o primeiro passo para a nova realidade contábil e empresarial no Brasil, representando um grande avanço na atualização da Lei das Sociedades por Ações – Lei 6.404/76 e harmonização das normas brasileiras em direção ao IFRS (Normas Internacionais de Contabilidade). A partir daí novas medidas e leis foram sancionadas como a MP 449/08, Lei 11.941/09 e diversos pronunciamentos técnicos foram emitidos pelo CPC (Comitê de Pronunciamento
Contábil) com a finalidade de padronizar os nossos procedimentos contábeis atuais aos padrões internacionais de contabilidade.
Neste mesmo período foi criado o Projeto SPED - Sistema Público de Escrituração
Digital, oficializado em Jan/2007, que representa um grande salto do governo na busca de aperfeiçoar seus controles contra a sonegação de impostos. Trata-se de uma solução tecnológica que oficializa os arquivos digitais das