Manual plano de negócios
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE NEGÓCIOS
(Normativa para a disciplina de Plano de Negócios – AD276)
Janeiro/2008
UMA PRÁTICA EMPREENDEDORA
“O empreendedor não é somente um fundador de novas organizações ou o construtor de novos negócios. Ele é a energia da economia, a alavanca de recursos, o impulso de talentos, a dinâmica de idéias. Seu impulso é romper o status quo. Mais ainda: ele é quem fareja as oportunidades e precisa ser muito rápido, aproveitando as oportunidades fortuitas, antes que outros aventureiros o façam. O termo empreendedor – do francês enterpreneur – significa aquele que não se conforma com o status quo, toma a iniciativa, assume riscos e começa algo novo.” (Chiavenato, Idalberto. Planejamento Estratégico. Elsevier. Rio de Janeiro.2003. pg 346)
O Curso de Graduação em Administração do Centro Universitário da Cidade tem como missão formar administradores dotados das habilidades, competências e atitudes necessárias para tomar decisões em ambientes dinâmicos, através de ações inovadoras e empreendedoras.
Ao criar e desenvolver um novo empreendimento passa a ser estimulado no aluno capacidades criativas, motivacionais e de tomada de decisões. Desta forma, através do processo empreendedor é possível integrar os conhecimentos que vão sendo adquiridos durante o curso, implementando-os na construção de um PLANO DE NEGÓCIO.
A construção de um PLANO DE NEGÓCIO passa a ser um laboratório para o desenvolvimento de práticas acadêmicas, possibilitando a adequação dos conceitos adquiridos pelos alunos ao longo do curso, desenvolvendo no futuro profissional de administração a postura pró-ativa, inovadora e criativa para o mercado de trabalho.
NORMAS DE APRESENTAÇÃO Os Planos de Negócios deverão ser desenvolvidos de acordo com estas normas. O objetivo é padronizar sua apresentação, tornando o processo de ensino-aprendizado da disciplina mais homogêneo e eficaz.
1. Os Planos de