Manual para a Apresentação de Trabalhos
Manual para a Apresentação de
Trabalhos Acadêmicos
JUIZ DE FORA
2009
APRESENTAÇÃO
A forma do projeto e da monografia constitui elemento importante do trabalho científico. Tal forma é definida pela Associação Brasileira de Normas
Técnicas – ABNT. No entanto, as normas da ABNT não são integralmente vinculativas, pois, em algumas circunstâncias, é possível adotar diferentes formatações e, ainda assim, manter o trabalho em consonância com seus padrões formais1. Com isso, podem ser observadas algumas variações na formatação de trabalhos acadêmicos, sem que isso caracterize desobediência às normas técnicas. Na atualidade, muitas Instituições de Ensino Superior – IES têm editado manuais de normalização de trabalhos acadêmicos, buscando, dentre as opções traçadas pela ABNT, escolher aquela mais adequada à realidade institucional.
Importante salientar que, conforme advertem as Professoras Miracy B. S. Gustin e
Maria Tereza Fonseca Dias, “a principal regra que norteia a apresentação do texto, portanto, é a de que ao se adotar determinado formato, ele seja mantido em todo o trabalho”2. Em outras palavras, independente da orientação adotada no que tange a normas técnicas, o mais importante é a coerência ao longo do trabalho.
Buscando uniformizar as normas técnicas de apresentação de trabalhos acadêmicos, tendo em vista, principalmente, o trabalho de conclusão de curso, foi elaborado o presente manual pelo Núcleo Docente Estruturante, com apoio de professores da rede Doctum. Esse manual tem como objetivo facilitar a tarefa dos discentes no momento de elaboração do trabalho de curso3 e, na medida do possível, uniformizar a formatação dos trabalhos acadêmicos no seio da presente
IES.
1
GUSTIN, Miracy Barbosa de Souza; DIAS, Maria Tereza Fonseca. (Re)pensando a pesquisa jurídica: teoria e prática. 2ª ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2006, p. 145.
2
GUSTIN; DIAS,Op. Cit., p. 146.
3
Segundo