viti
RESUMO
Este trabalho apresenta reflexões de uma atividade realizada com um grupo de alunos do Ensino Superior do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia de uma Universidade Pública do Estado do Pará. O objetivo da experiência foi investigar de que modo uma atividade com maquetes potencializa a aprendizagem de conceitos geométricos. Os dados foram coletados através de um questinário com perguntas abertas, sendo analisadas neste trabalho as respostas relativas ao interesse dos alunos pela atividade didática, assim como os resultados pertinentes sobre o processo de ensino-aprendizagem e a formação dos professores para o ensino da geometria.
CONTEXTUALIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA ? SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA E ATIVIDADES QUE APROXIMEM QUEM APRENDE DAQUILO QUE É NECESSÁRIO APRENDER.
A geometria com suas dimensões variáveis e sua importância para o desenvolvimento da criança, requer conseqüentemente estudos abrangentes que expressem resultados significativos concernentes ao ensino e aprendizagem do conteúdo geométrico. Apesar das inúmeras ramificações que podem ser trabalhadas as questões sobre a geometria, nossos relatos estão voltados para atividades elaboradas e apresentadas em sala de aula.
Partindo de conceitos geométricos fundamentais (segmentos de reta, polígonos, figuras bi e tri-mensionais), buscamos relacioná-los ao cotidiano e realidade sócio-cultural de alunos licenciandos das séries iniciais de uma Universidade Pública do Estado do Pará, cujo campus está localizado na capital, Belém. Objetivamos analisar uma atividade potencializadora de aprendizagens de conceitos fundamentais da geometria, como por exemplo, espaço, área, figuras planas e espaciais.
Optamos por trabalhar com aspectos que pudessem ser relacionados à construção civil de maneira que estivessem mais próximos à