Manual nf
1. Consultar qual o regime de tributação que a empresa é optante, esta informação pode ser obtida, acessando o site WWW.sintegra.fazenda.mg.gov.br, informando o CNPJ , e o código de segurança solicitado.(providenciar uma tabela com os clientes e regime de tributação)
Obs: Somente aparecerá os contribuintes que tiverem cadastro no Estado (Inscrição Estadual), e no caso da venda ser destinada para uso e consumo ou ativo permanente, não será necessário efetuar a consulta.
2. Consultar nas notas fiscais de entrada o CFOP, que veio na mercadoria.(providenciar uma tabela com os produtos e os seus respectivos CFOPs)
▪ Na condição de contribuinte Substituído: quando o imposto tiver vindo destacado na nota fiscal, e pagamento tiver sido efetuado pelo fornecedor (SUBSTITUTO), usa-se:
CFOP: 5405 /CSOSN: 0500(É O QUE PREDOMINA NO CASO DA PAPELARIA)
▪ Na condição de contribuinte Substituto: quando, se assume a responsabilidade pela retenção e pagamento do imposto (RESPONSÁVEL), usa-se:
CFOP: 5403 /CSOSN: 0500
▪ No caso de mercadoria que vier com o CFOP 6102 ou 5102; deverá ser efetuada uma consulta no Anexo XV do RICMS, devido a possíveis diferenças na tributação. O download do aplicativo, pode ser obtido, por meio do endereço http://www.fazenda.mg.gov.br/empresas/substituicao_tributaria/stanexoxv.htm.
Para efetuar a consulta, informe os 4 primeiros dígitos do NCM , se não constar a descrição , da mercadoria pesquisada , será usado o CFOP “igual” ao de entrada, mas se aparecer a descrição da mesma , deverá emitir a nota com o CFOP de mercadoria , sujeita a substituição tributária , estando então , na condição de contribuinte SUBSTITUTO, sendo obrigado (responsável) a recolher a ST no ato da entrada das notas ficais no estabelecimento , lembrando que ao efetuar os lançamentos das notas fiscais no sistema , o CFOP de entrada deverá ser mudado