Manual HTML
HTML
HYPER TEXT MARKUP LANGUAGE
(LINGUAGEM MARCADA DE HIPER TEXTO)
SINTAXE DE COMANDOS HTML
<comando complemento=”definição” complemento=”definição”>
<
Sinal de menor. Indica o inicio de um comando HTML comando Apresenta o tipo do objeto (Letra, fundo da tela, imagem) complemento Apresenta o que será mudado neste objeto (Cor, tamanho, estilo)
=
Iguala o complemento com a definição definição Apresenta qual é a mudança (Vermelho, 40, arial)
>
Sinal de Maior. Indica o fim de um comando HTML
OBS: O espaço dado entre o comando e o complemento é essencial para que o Navegador diferencie uma coisa da outra. Um comando pode conter mais de um complemento, se caso for necessário, utilize um espaço para separar a definição do ultimo complemento para o próximo complemento.
OBSERVAÇÕES GERAIS
Todo e qualquer comando precisa necessariamente estar entre < > para que o navegador interprete como um tal. Os sinais < e > são conhecidos como TAGS na linguagem HTML.
As definições de um complemento só precisão ficar ente “aspas” quando a definição for composta de duas ou mais palavras separadas por espaço. EX: <font face=arial> não precisa de “aspas”, pois a palavra arial é única. <font face=”comic sans ms”> precisa de “aspas”, pois a definição comic sans ms é composta de mais de uma palavras separada por espaço.
A maioria dos comandos quando inserido causa um efeito continuo em todo o documento, por exemplo, se aberto um comando que formata o texto em NEGRITO, todo o texto escrito após o comando ficará em negrito. Se esse for o caso, podemos interromper o comando em qualquer parte do documento apenas inserindo-o novamente acrescentando uma barra / logo após a abertura da TAG. EX: <comando> Abri o comando, tudo que estiver depois ficara com o efeito do comando. </comando> Fechei o comando, interrompi o efeito do comando aberto anteriormente. Deve-se usar, especialmente, o programa Bloco de Notas do Windows para digitar os comandos e trabalhar com a