Manual de vidrarias
1. Usar equipamentos de proteção conforme for necessário.
2. Lavar as mãos ao final dos procedimentos de laboratório e remover todo o equipamento de proteção, incluindo luvas e jalecos.
3. Nunca consumir ou acondicionar alimentos e bebidas no laboratório. Estes devem ser consumidos apenas nas áreas designadas para esta finalidade.
4. A colocação ou retirada de lentes de contato, a aplicação de cosméticos ou a escovação dos dentes no laboratório pode transferir material de risco para os olhos ou boca. Estes procedimentos devem ser realizados em locais e condições devidamente adequados.
5. Ao entrar e sair do laboratório, lavar sempre as mãos para minimizar os riscos de contaminações pessoais e em outras áreas.
6. No laboratório sempre devem existir locais para a lavagem das mãos com sabonete ou detergente apropriado e toalhas de papel descartáveis.
7. É expressamente proibido fumar dentro do laboratório. A proximidade de cigarros e similares, com materiais tóxicos, biológicos e inflamáveis, pode provocar o risco de ingestão acidental de reagentes ou de incêndio.
8. As áreas de trabalho devem estar limpas e livres de obstruções.
9. As áreas de circulação e passagem dos laboratórios devem ser mantidas limpas.
10. Os equipamentos devem ser estocados de forma apropriada.
11. Materiais usados no laboratório não podem, sob nenhuma hipótese, ser acumulados no interior desse ambiente, devendo ser descartados imediatamente após sua identificação.
12. Todos os equipamentos devem ser guardados adequadamente para prevenir quebras ou perda de componentes do mesmo.
13. É proibido sentar no chão ou nas bancadas.