Manual de Utilização Spark
GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE PIRACICABA-GCMP
Instrutores: Marcos Antonio Correa Junior Gisson Amorim Costa
DEFINIÇÃO:
Incapacitação Neuromuscular
O sistema nervoso humano se comunica com o corpo por intermédio de impulsos elétricos. O centro de comando ( cérebro e medula espinhal) processa informações e toma decisões. O sistema nervoso periférico inclui os nervos sensoriais e motores. Os nervos motores transmitem os comandos do cérebro para os músculos, controlando seus movimentos e podem ter respostas involuntárias à informação sensorial. A SPARK usa impulsos elétricos semelhantes para agir sobre os nervos sensoriais e motores, provoca a perda do controle motor e a queda da pessoa submetida à sua ação.
Incapacitação Neuromuscular só ocorre quando os dois dardos são fixados no corpo do individuo e não é dependente de dor sendo, portanto eficaz em indivíduos com alto nível de Tolerância à dor.
1. Características da SPARK- (DEI)
1.1 Ítens de segurança:
- Sistema que interrompe o choque após 5 segundos, mesmo com o gatilho acionado. Este tempo é suficiente para que o agente da lei efetue a detenção do infrator da lei.
-Excepcionalmente se houver necessidade de aplicar novo choque, o gatilho deverá ser acionado novamente, É possível aplicar menos de 5 segundo de choque.
A QUALQUER MOMENTO O CHOQUE PODERÁ SER INTERROMPIDO ACIONANDO-SE A CHAVE LIGA/ DESLIGA PARA CIMA.
Por medida de segurança, não se deve aplicar o choque elétrico por mais de 10 segundos;
A retirada da chave neutralizadora torna o dispositivo inoperante reativando-o quando reinserida.
2. Itens de controle de uso
O sistema gravará na sua memória, data, hora e duração do disparo de cada choque, requisito fundamental para efeito de auditoria.
3. Itens de funcionalidade
3.1 Display indicador informa a carga da bateria, data e hora além de possuir luzes laterais