MANUAL DE SOBREVIV NCIA PARTE 04
Rússia europeia.
Quando em deslocamento a corta-mato, procure seguir o contorno do terreno. Contudo, não se esqueça de que os fundos dos vales são frequentemente mais frios que as encostas e as linhas de crista, especialmente à noite. Dirija-se para uma costa, para um rio importante ou para um ponto habitado que seja conhecido.
Durante o Inverno árctico há quatro exigências básicas que têm de ser satisfeitas para se ter êxito no deslocamento:
Oriente-se. - Conheça com exactidão a localização do seu ponto de partida e do seu objectivo. Para se orientar pode usar as constelações, bem como as «ajudas visuais» do Árctico.
Por exemplo, a neve acumula-se do lado de sotavento 1 ou do lado de baixo dos objectos salientes, tais como rochas, árvores, maciços de salgueiros ou margens altas. Determinando os pontos cardeais com a bússola e daqui a direcção dos montes de neve, poderá servir-se do ângulo entre esta direcção e a do deslocamento como referência. A neve do lado sul das linhas de crista tem tendência para ser mais granulada que a norte. Entre outras ajudas para se orientar estão os salgueiros, os amieiros e os álamos, os quais têm a tendência para se inclinarem para sul, e as coníferas, as quais são mais ramalhudas no lado virado a sul. Use estes indícios como um processo muito impreciso de se orientar. 2
Energia física. - Sobrevivência é sinónimo de «não se precipite». Sem equipamento apropriado e com más condições atmosféricas há poucas pessoas com energia suficiente para viajarem com êxito no Árctico.
Vestuário. - É necessário vestuário suficiente para se manter seco e que seja apropriado à estação e ao terreno.
Alimentos, combustíveis e abrigo. - Estes artigos têm de estar disponíveis em