MANUAL DE SEGURANAÇA: CERCA ELÉTRICA
CERCA ELÉTRICA
Introdução
A cerca elétrica é o mais avançado sistema de proteção para residências, empresas, indústrias e sítios, pois dificulta, inibe ou impede que o ladrão penetre no local. Também traz benefícios como baixo consumo de energia, maior resistência ao tempo, sendo um produto de total segurança, alta confiabilidade e baixo custo.
Voltada a Segurança Patrimonial, a Central tem sua principal aplicação destinada à proteção periférica de imóveis residenciais, condomínios, indústrias, etc., através da eletrificação de cercas instaladas, em geral, sobre muros ou grades.
A sua função básica é conter o acesso de intrusos à área protegida através de um choque elétrico, não fatal, àqueles que por ventura tocarem na fiação que compõe a cerca eletrificada. O
Eletrificador deverá ser elaborado respeitando as normas: o (International Eletrotechinical
Comission), sediada em Genebra (Suíça), IEC 60335-2-76, cujo título estabelece os níveis de segurança aos efeitos da corrente elétrica percorrendo o corpo humano.
Com o objetivo de garantir a melhor proteção possível, ao se utilizar o sistema de eletrificação de cercas, é que apresentamos este manual de instalação, onde abordaremos os seguintes assuntos:
1.Como deve ser o aparelho;
2.Seu funcionamento;
3.Sua instalação;
4.Características dos isoladores;
5.Características dos cabos;
6.Aterramento.
Os pulsos elétricos proporcionam choques não-fatais. Apesar de serem pulsos de alta tensão, de 8 a 10 mil Volts, possuem baixíssima corrente elétrica, em torno de 0,002 Amperes.
Os pulsos são enviados ao redor da propriedade em fios de aço inox, ou cobre apoiados em isoladores presentes nas hastes de fixação. Ao tocar o fio o invasor fecha o circuito "fio da cerca invasor - terra". A eletricidade atravessa seu corpo e ele leva um grande "beliscão".
A cerca é formada pela central de eletrificação, haste terra, cabo de alta tensão, hastes de fixação, isoladores, fio de aço inox ou cobre,