Manual de resumos e comunicações científicas
CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA
MANUAL DE RESUMOS E COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS
Aluno: Jádison de Azevedo Ferreira
Palmas-TO
Abril/2010
Manual de resumos e comunicações científicas
Resumo Resumir significa apresentar, de forma concisa aquilo que é mais importante em m documento.
Para a ABNT os resumos podem ser: crítico, quando redigido por especialistas, com análise crítica de um documento; indicativo, quando indica apenas os pontos principais do documento; informativo, quando informa ao leitor finalidades, metodologias, resultados e conclusões do documento.
Um resumo bem elaborado deve conter as seguintes características: a) apresentar, de maneira sucinta, o assunto da obra; b)não apresentar juízos críticos ou comentários pessoais [exceto nos casos dos cr´ticos]; c) respeitar a ordem das idéias e dos fatos apresentados; d) empregar a linguagem clara e objetiva; e) evitar a transcrição de frases do original para compreensão do assunto.
Em trabalhos acadêmicos e científicos são utilizados resumos de 150 a 500 palavras em língua venácula e língua extrangeira, em que são apresentados de forma concisa, os pontos relevantes do texto.
O resumo deve “ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento. A ordem e a extensão destes itens dependem do tipo de resumo e do tratamento que cada item recebe no documento original.” Suas principais regras gerais de apresentação são: a) o resumo deve ser precedido da referência do documento, com exceção do resumo inserido no próprio documento; b) o resumo deve ser composto de uma seqüência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos; c) a primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento; d)deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular.
Os resumos científicos são aqueles direcionados à divulgação de pesquisas científicas, por meio de eventos