Manual de Planejamento
2012
MANUAL PARA LIDERANÇA DA EBD
Autor: Fernandinho – Coordenação Distrital da EBD
PASSOS PARA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ANUAL DA EBD 2012
1. INTRODUÇÃO
A impressão que se tem a respeito de planejamento estratégico é que seja meramente técnico, aplicável a empresas e contrário ao Reino de Deus. De fato existem diferenças entre ambos. Podemos dizer que ambos falam em “visão” e “missão”. Entretanto, uma grande diferença é que o Reino de Deus tem a “Visão” e a “Missão” de Deus. Esta se relaciona com os propósitos de Deus para a sua igreja, para o seu povo e para o mundo todo. Portanto, o planejamento estratégico em empresas é a “arte” que promove resultados e lucros. No Reino de Deus se lida com “produtos” não mensuráveis como a fé, a esperança e o amor. Estes dependem exclusivamente do bondoso agir de Deus. São frutos do agir do
Senhor e podem acontecer com ou sem estratégias e planos.
A terminologia “planejamento estratégico” parece ter a origem e aplicar-se a arte militar (e por que é aplicada a empresas?), ou a arte sócio-econômica do mundo secular, que visa principalmente lucros e resoluções condicionadas por resultados. Todavia, percebe-se elementos que podem contribuir para a reflexão do desenvolvimento do Reino de Deus.
Isto porque se referem a uma caminhada que visa principalmente alcançar o alvo.
Planejar não é só colocar as coisas no papel e sair distribuindo funções e cargos. É muito mais que isto. Nos dias de hoje, existem três tipos de Escolas Bíblicas: as que fazem acontecer, as que apenas observam acontecer e as que surpreendentemente se espantam com o que aconteceu. Desse modo, uma Escola Bíblica Dominical moderna que pretende manter-se em destaque deve estar entre as EBDs que fazem acontecer, pois em nossas igrejas não existe espaço para líderes desmotivados, mas sim para líderes inovadores.
Nesse contexto, pode-se evidenciar a importância de uma estratégia que oriente a EBD
para