MANUAL DE NORMAS DE AUDITORIA
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E INFORMAÇÃO EM SAÚDE
MANUAL DE NORMAS DE AUDITORIA NA GESTÃO DA QUALIDADE
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
II – INTRODUÇÃO
APRESENTAÇÃO
O presente manual foi elaborado com o objetivo de preservar o adequado cumprimento das normas de Organização Nacional de Acreditação – ONA, dos parâmetros regulamentadores do Sistema Único de Saúde/SUS, conforme Contrato de Gestão de desenvolvimento de ações e serviços de saúde, firmado entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Missão Sal da Terra fundamentais para o alcance finalístico de suas proposições. Destina-se ainda, como instrumento orientador aos técnicos envolvidos com as ações e processos de busca de qualidade com a implantação do Programa de Gestão da Qualidade, buscando a Acreditação das unidades da UAI SÃO JORGE e UAI PAMPULHA.
I – INTRODUÇÃO
Ao iniciar, torna-se necessário a definição de termos que vêm sendo utilizados neste processo, por isso é importante esse conhecimento. O primeiro deles, Certificação é um processo pelo qual uma agência governamental ou uma associação profissional reconhece oficialmente uma entidade ou indivíduo como tendo encontrado certas qualificações predeterminadas. O segundo, a “Acreditação” que é o procedimento de avaliação dos recursos institucionais; voluntário, periódico e reservado, que tende a garantir a qualidade da assistência através de padrões previamente aceitos. Os padrões podem ser mínimos (definem o piso ou base) ou mais elaborados e exigentes, definindo diferentes níveis de satisfação. Qualidade é o grau no qual os serviços prestados ao paciente aumentam a probabilidade de resultados favoráveis que, em conseqüência, reduzem os desfavoráveis dado o presente estado da arte.
Pode-se afirmar que toda prestação de serviço em saúde tem dois componentes de qualidade: operacional, que é o processo propriamente dito, e outro de