Arquiterura De T
Tema: Arquitetura em T.I
Prof: Thiago Freitas
Aluno: Janio Jorge da Costa Filho
Turma: SA073-13005
Arquitetura em T.I
Microcamp – São Bernardo do Campo - SP
Resumo
Quando se fala em arquitetura, a primeira palavra que pode vir à mente é: design. Afinal, a arte de desenhar ambientes internos e externos é a especialidade dos arquitetos que utilizam cálculos, noções de espaço, conhecimento tecnológico e boa dose de percepção para organizar tendências e espaços dentro da construção civil.
Enquanto a arquitetura civil lida com casas, prédios e apartamentos, na arquitetura de tecnologia da informação, os elementos são computadores, dispositivos portáteis, de armazenamento, impressão, dados e redes de comunicação.
É importante, no entanto, não confundir o conceito de design com arquitetura. O designer se ocupa dos detalhes de elementos que compõem um conjunto. Já o arquiteto terá uma perspectiva ampla do sistema, entendendo o funcionamento como um todo interligado.
SUMÁRIO
1 – Arquitetura de Informação
2 – Arquitetura da Tecnologia da Informação
3 – Arquitetura Corporativa
4 – Arquitetura de Soluções
5 – O profissional na Prática
1 - Arquitetura de Informação
O profissional que atuará como arquiteto da informação será responsável pelo tratamento dos dados, analisando o ciclo de vida desde o seu surgimento até a fase de armazenamento. Sua função é prover as ações necessárias para o dado se transformar em informação, ou seja, no real conteúdo que a organização precisa, cuidando de seu ciclo de vida.
2 - Arquitetura da Tecnologia da Informação
Aqui, o profissional se ocupa da infraestrutura, arquitetura computacional e capacidade, aplicações e os serviços de dados. O foco é a concepção e o desenho do conjunto de elementos que, a partir de uma necessidade de negócios, sustentará as funcionalidades de um sistema corporativo.
Entre muitas áreas de conhecimento, é fundamental ter certo domínio sobre modelos de negócios,