Manual de identidade Visual
A revolução industrial e a chegada do capitalismo na sociedade, trouxeram a consequência da concorrência de mercado, onde as empresas disputam com as outras para ter um maior rendimento monetário, fazendo com que cada pessoa aumente o nível de consumo, e em grande parte com produtos sem muita necessidade.
A tecnologia trouxe consigo a facilidade do acesso às pesquisas e técnicas para a linha de produção, deixando os produtos cada vez mais funcionais. Entretanto antes do branding os consumidores enxergavam todas as empresas de forma igual. Para uma empresa se diferenciar das demais, a mesma tem o dever de trabalhar sua marca, a transformando em algo único e exclusivo, aprimorando qualidades tangíveis e intangíveis relevantes para o consumidor e que contribuem para diferencia-la duelas que são similares. Assim, ao adquirir um produto o consumidor não compra apenas um bem, mas sim um conjunto de valores atribuídos a marca.
O tema proposto tenta representar como funciona a construção de uma marca e suas aplicações gerais, criando uma forma única de “vender” a empresa ao público de modo criativo e original, mantendo um comportamento linear para as campanhas publicitárias.
Branding
Branding traduzida do inglês para português de uma forma ampla refere-se a gestão da marca ou apenas marca, voltada a agregar valores e identidade a uma empresa.
Segundo Pavitt (2003, p. 21) branding “é principalmente o processo de afixar um nome e uma reputação para algo ou alguém”. Com esta afirmação fica claro dizer que é dar identidade a uma empresa ou produto ou até mesmo uma pessoa.
A empresa moderna é uma estrutura que se torna cada vez mais complexa pela diversificação de seus negócios, ela também caminha para a globalização, como as multinacionais, que operam em escala mundial defrontando-se com as mais variadas culturas. Obrigadas por esses doias motivos a descentralização a administração de suas operações, as organizações