depressão em idosos
JULIANE VICENZI DE BASTIANI
LUSIA BISPO PIRES
MICHELE OLIVEIRA
DEPRESSÃO EM IDOSOS
SÃO MIGUEL DO IGUAÇU
2014
Introdução
Primeiramente precisamos entender o que é a depressão e como ela age em pessoas na terceira idade. A depressão é uma doença mental sendo que começa agir no psicológico e em seguida apresenta sintomas físicos. Sabemos que a depressão está diretamente ligada ao humor e aos sentimentos do individuo que a possui, mas o que pode desencadear uma depressão? As causas variam, normalmente está ligada a um sentimento de tristeza como, por exemplo, uma perca sentimento de invalidez, abandono ou rejeição da família, entre outros... Tendo em vista estes sintomas o comportamento do idoso muda, fica triste e se fecha para as pessoas não quer conversar e nem sair de casa. Segundo o Autor: A depressão está entre as principais doenças mentais que atingem os indivíduos senis. Quase sempre a depressão no idoso está por trás de outras doenças próprias da idade, como mal de Parkinson, Diabetes, Alzheimer, ou uso de medicamentos anti-hipertensivos, entre outras (RODRIGUES, 2005)
A depressão precisa ser tratada, é necessário que o idoso reconheça que está doente e se apegue a algo que gosta e que sente prazer em fazer para se livrar da depressão, como dança, atividade física, caminhadas pela manhã, terapias em grupo e ter amigos... Essas atitudes trazem o bem estar físico e mental como consequência deixa o idoso mais alegre e disposto a seguir em frente.
É de extrema importância que o idoso e envolva em algum tipo de atividade artística, como teatro, pintura ou música, assim como terapias em grupo e ginástica na prevenção e no combate a depressão, enfim, são várias as formas a ajudar o idoso na compreensão da senescência. (MONTEIRO et. al., 2002)
Objetivo:
Este artigo tem como objetivo a depressão nos idosos que foi detalhada na