MANUAL DE DEPARTAMENTO DE PESSOAL
APRESENTAÇÃO:
PRÁTICO E INDISPENSÁVEL
A competitividade empresarial e as constantes mudanças na legislação obrigam os profissionais a buscarem aprimoramento técnico e aperfeiçoamento nas diversas áreas relacionadas com a Gestão de Pessoal. Pois nesse seguimento identificamos enorme carência de aprendizado e qualificação profissional. Desta forma o presente manual auxiliará pelo menos á três públicos envolvidos distintamente com a área de Gestão de Pessoal. O primeiro está relacionado aos profissionais que já desenvolve atividade no setor e que desejam melhorar seus conhecimentos profissionais, o segundo público são trabalhadores interessados em conhecer sobre os seus direitos e deveres dentro no assunto tratado e o terceiro seriam os estudantes que precisam de qualificação para se inserir no o mercado de trabalho.
Entende-se ainda que cada profissional deverá adaptar o manual as suas reais necessidades. Salientamos também, que pela abrangência e diversidade dos assuntos, tendo em conta ainda a dinâmica da legislação, o presente manual deverá ser sempre revisado, a fim de manter-se atualizado e viabilizar a sua utilização.
Este manual encontra-se estruturado em quatro módulos, sendo um introdutório e três módulos independentes, conforme especificado a seguir:
Modulo I – Conceitos Introdutórios
Modulo II – Rotinas de Admissão
Modula III – Folha de Pagamento
Modulo IV – Rotinas de desligamento
Concluindo, enfatizamos que a forma e o conteúdo ora apresentados são apenas sugestões de um modelo de manual, não pretendendo concluir ou esgotar os temas tratados.
Sérgio Bacelar Veloso
Especilalista em Gestão de Pessoal
MÔDULO I – CONCEITOS INTRODUTÓRIOS
Administrador de Pessoal
É um profissional exclusivamente responsável pelo cumprimento das obrigações trabalhista que são impostas às empresas. Deverá saber interpretar as leis e normas divulgadas, fornecendo